Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
O MEU TRABALHO
(Texto da autoria do Cientista português
Caros amigos,
Achei por bem dar-vos a conhecer um pouco mais daquilo que faço.
Eu trabalho no MassGeneral Institute for Neurodegenerative Disease (MIND), afiliado com o Massachusetts General Hospital e Harvard Medical School, em Boston, EUA
(http://adams.mgh.harvard.edu/cagn/).
Este instituto dedica-se ao estudo de várias doenças neurodegenerativas, como Parkinson, Alzheimer, Huntington e ALS.
Estas doenças tem em comum o facto de estarem associadas com problemas na estrutura de algumas proteínas que, por motivos que não conhecemos ainda totalmente, causam a morte de tipos específicos de neurónios em cada uma das diferentes doenças.
O meu trabalho do doutoramento consistiu em desenvolver um novo modelo para o estudo da alfa-sinucleina, uma das proteínas envolvidas na doença de Parkinson. Esta proteína é o principal componente dos corpos de Lewy (Lewy bodies), que são agregados que se encontram nos neurónios que produzem dopamina, na substância nigra do cérebro.
O modelo que eu desenvolvi consistiu na utilização de leveduras, que são células muito simples mas muito bem estudadas em laboratório, para estudar os mecanismos moleculares em que a tal proteína alfa-sinucleina está envolvida, e assim perceber porque motivos ela pode causar problemas.
Agora continuo a trabalhar na doença de Parkinson, mas utilizo células diferentes células humanas e de ratinhos, para continuar a caracterização que fiz anteriormente.
Algumas das descobertas que fiz no doutoramento servem agora de base para uma empresa de biotecnologia, que tenta descobrir formas de intervir neste tipo de doenças (www.foldrx.com).
Por agora é tudo. Se tiverem interesse em saber mais sobre o meu trabalho estou a disposição.
Cumprimentos a todos, Tiago
# Publicado por
O cientista português Fleming outeiro publicou no nosso blog de Parkinson este texto onde relata sumariamente o seu trabalho. Como este livro de poesia tem mais audiência queria convosco repartir a expressão da minha gratidão para com o Tiago Outeiro. É que os doentes que sofrem de várias doenças neurodegenerativas, tais como a Parkinson, a Alzheimer, a Huntington e a ALS só podem estar gratas pelo trabalho deste grande cientista.
Bem-haja!
Rogério
PARKINSON PORTUGAL